Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, quarta 18 de setembro 2019
Midia Kit
Educação - Cotas

Comissão de Educação aprova cotas nas universidades para jovens da zona rural

Projeto do deputado Barranco prevê acesso facilitado aos cursos das Ciências Agrárias

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso votou favorável ao Projeto de Lei (PL) 394/2019, do deputado estadual Valdir Barranco (PT-MT). O PL determina reserva de vagas para alunos do ensino médio, oriundos da zona rural do estado, nos cursos de graduação em Ciências Agrárias oferecidos por instituições estaduais de ensino superior. O percentual de vagas ainda não foi definido.

"O objetivo é incentivar os jovens do campo a ingressarem na universidade em cursos voltados à melhoria, preservação e o aumento produtivo dos recursos naturais. Assim, formados em agronomia, engenharia florestal, zootecnia, ciência dos alimentos, geofísica, etc... poderão voltar pro campo e ajudar no desenvolvimento da zona rural e da agricultura familiar", explicou o deputado.

Para do deputado o fortalecimento da economia rural depende da fixação do homem no campo e "isso passa por acesso dos jovens da agricultura familiar aos cursos de formação superior."

"O conhecimento científico, aliado à tecnologia, é fundamental para o aumento da produtividade no campo. Não podemos aceitar que num estado onde existem cerca de 150 mil propriedades da agricultura familiar ainda haja tanta desigualdade social. Se dermos aos jovens da zona rural a oportunidade de se formarem na universidade, certamente eles vão voltar para o campo para ajudar no desenvolvimento de suas comunidades gerando renda. Aumentamos o acesso à universidade e diminuímos, ou até eliminamos, o êxodo rural", concluiu o deputado.

O projeto segue agora para votação em plenário. Se aprovado, vai para a Comissão de Constituição e Justiça para parecer final e volta ao plenário para segunda votação.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Propostas retomam a política de valorização do salário mínimo

OPINIÃO

Suplementação de vitamina D o que há de novo?
A prescrição de vitamina D tem sido amplamente usada para prevenção de distúrbios nos ossos. Sua sup...
Transplante capilar sem cicatriz
Na vanguarda dos tratamentos médicos, a cirurgia do transplante capilar a cada dia ganha mais adepto...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Fusão
Fusão Disney e Fox é finalizada e Deadpool comemora

TECNOLOGIA

Fique - Atento
Golpistas usam Instagram para aplicar fraudes em vendas on-line

ESTADO

Pedido - do - TCE
Proposta aumenta de 60 para 120 dias o prazo de análise das contas do governador
Folha - pesada
Mendes diz não ter garantia de que 13º será pago neste ano