Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, terça 19 de novembro 2019
Midia Kit
Política - MT - Sessão

Deputados querem sessões em dois dias

Wilson Santos diz que proposta precariza o debate no Parlamento e pede vistas do projeto

Um projeto da Mesa Diretora da Assembleia prevê a redução das sessões ordinárias para dois dias na semana, um a menos do que acontece atualmente. Com faltas constantes de quórum, o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), já propôs desconto nos salários dos parlamentares pelas ausências.

O relatório do deputado doutor João (MDB), no núcleo das comissões temporárias, foi pela aprovação do projeto de redução dos dias de sessão. Na de ontem (29), o projeto foi lido e o deputado Wilson Santos (PSDB) pediu vistas.

"Realizar três sessões no mesmo dia, você precariza a qualidade das discussões. Isso já é regimental, funciona há décadas... Quando eu cheguei no Legislativo em 1991 isso já era esse calendário de sessões, de maneira que o deputado do interior, minimamente, permanece três dias na Capital. É importante essa permanência, nós temos comissões na quinta, CPIs na quinta. Eu pedi vistas para pedir aos colegas para manter a disposição atual do calendário", disse Wilson.

Se aprovado o projeto, as sessões seriam realizadas às terças, com início às 17h, e às quartas em três horários: 8h, 14h e 18h. A sessão matutina de quinta seria extinta. Em 2018, no período pré-eleitoral, a Assembleia chegou a reduzir as sessões para um único dia da semana.

No texto, a justificativa traz que a mudança é necessária “para que os parlamentares possam atender as demandas da população mato-grossense, tendo como se deslocar ao interior do Estado nos dias após a realização de tais sessões”. Os deputados poderiam atender a população no interior e também em seus gabinetes nos dias em que não houvesse votação.

“Vale ressaltar que da forma que acontece hoje os parlamentares ficam obrigados a ficarem durante toda a semana na capital não podendo atender aqueles menos favorecidos que residem no interior, deixando assim a população escassa de atendimento”, diz o projeto.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Propostas retomam a política de valorização do salário mínimo

OPINIÃO

Suplementação de vitamina D o que há de novo?
A prescrição de vitamina D tem sido amplamente usada para prevenção de distúrbios nos ossos. Sua sup...
Transplante capilar sem cicatriz
Na vanguarda dos tratamentos médicos, a cirurgia do transplante capilar a cada dia ganha mais adepto...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Fusão
Fusão Disney e Fox é finalizada e Deadpool comemora

TECNOLOGIA

Fique - Atento
Golpistas usam Instagram para aplicar fraudes em vendas on-line

ESTADO

Pedido - do - TCE
Proposta aumenta de 60 para 120 dias o prazo de análise das contas do governador
Folha - pesada
Mendes diz não ter garantia de que 13º será pago neste ano