Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, sexta 23 de agosto 2019
Midia Kit
Economia - Desemprego

Desemprego atinge 43 mil em Cuiabá

Ao todo, o Estado registrou 165 mil pessoas em idade de trabalhar fora do mercado

Levantamento inédito aponta que em Cuiabá o desemprego atingiu 43 mil pessoas durante os três primeiros meses deste ano. Considerando a região metropolitana, que inclui Várzea Grande, a quantidade sobe para 59 mil. No interior, são 106 mil desocupados no período. Ao todo, o Estado registrou 165 mil pessoas em idade de trabalhar fora do mercado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad).

Até então, o Pnad só divulgava os dados referentes ao Estado e não fazia a diferenciação entre a Capital e o interior. Em relação ao número de ocupados, Cuiabá registrou 295 mil pessoas empregadas no primeiro trimestre, enquanto que nos demais 140 municípios, 1,2 milhão de pessoas tinham trabalho. Entre janeiro e abril deste ano, o total de pessoas ocupadas no Estado era de 1,6 milhão.

A pesquisa aponta que as principais taxas apuradas em Mato Grosso, no interior os índices foram menores que na média estadual, que leva em consideração a Capital. Enquanto a taxa de desocupação se situou em 9,1% no Estado, foi de 8,1% no interior, enquanto que na Capital é de 12,7%. O nível de ocupação foi de 60,6% no Estado, 60,7% no interior e em Cuiabá é de 59,7%.

Já a quantidade de pessoas ocupadas como trabalhador por conta próprio, com CNPJ, chegou a 70 mil no primeiro trimestre. Desse montante, 50 mil estão no interior e 20 mil em Cuiabá e região metropolitana.

Subutilização: Em Mato Grosso, 311 mil pessoas estão subutilizadas, seja por horas insuficiente de trabalho, desocupação ou por se enquadrarem na chamada força de trabalho em potencial. Em Cuiabá, 69 mil pessoas estão nesta condição, enquanto que no interior são 65 mil.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Propostas retomam a política de valorização do salário mínimo

OPINIÃO

Suplementação de vitamina D o que há de novo?
A prescrição de vitamina D tem sido amplamente usada para prevenção de distúrbios nos ossos. Sua sup...
Transplante capilar sem cicatriz
Na vanguarda dos tratamentos médicos, a cirurgia do transplante capilar a cada dia ganha mais adepto...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Fusão
Fusão Disney e Fox é finalizada e Deadpool comemora

TECNOLOGIA

Fique - Atento
Golpistas usam Instagram para aplicar fraudes em vendas on-line

ESTADO

TAC
TCE aponta irregularidades a secretário de Saúde e termo de ajustamento deve ser assinado
Dívida
LRF, câmbio e “freio” do dólar: entenda as polêmicas que envolvem alongamento da dívida em dólar