Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, segunda 21 de setembro 2020
Midia Kit
Saúde e Bem Estar - Gasto

MT gastou R$ 8 milhões com kit sem comprovação de cura da Covid

Reportagem do Fantástico ainda exibiu contradição do secretário de Saúde Gilberto Figueiredo

Mato Grosso voltou a ser destaque em uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. Desta vez, em razão da aquisição de medicamentos como parte do chamado “Kit Covid”, sem que haja qualquer comprovação da eficácia dos remédios no combate ao novo coronavírus.

A matéria, exibida na noite deste domingo (9), diz que alguns gestores vêm “iludindo a população com remédios para piolho e malária”, além de técnicas para tratamento da Covid – sem comprovação científica – como é o caso da ozonioterapia.

Conforme a reportagem, o Governo de Mato Grosso já gastou R$ 8 milhões para distribuir esses kits entre os municípios mato-grossenses.

O Fantástico ainda expôs uma mudança de postura por parte do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM), que, no início da pandemia, era radicalmente contra a distribuição dos remédios e hoje, conforme a reportagem, " comemora a distribuição massiva do kit".

“Temos 141 municípios no Estado, 90 já oficializaram o pedido [pelo kit]. Nenhum medicamento é entregue, senão previamente prescrito por médico”, disse o secretário à reportagem.

Mais adiante, foi reproduzida uma declaração de Gilberto durante uma live realizada no dia 20 de maio: “Não concordo com isso [distribuição do kit]. É algo nocivo à população. Vende a imagem de que é uma solução segura e não é”.

Ainda conforme o Fantástico, Mato Grosso está entre os Estados que menos testam para detectar o vírus e já tem mais de 2 mil mortos pela doença.

Ao final, a reportagem ainda trouxe um alerta do médico Drauzio Varella: “Políticos que nunca se interessaram em organizar o sistema de saúde, os leitos hospitalares e as UTIs, agora, diante de uma emergência como essa, entregam um saquinho à população e falam assim: ‘olha, quando você sentir os primeiros sintomas, tome esses remedinhos e você ficará bom”.

“Não há nenhum remédio que tenha ação contra o vírus. E os remédios tem efeitos colaterais. Você pode ficar pior com os remédios do que enfrentando a doença”, concluiu o médico.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Propostas retomam a política de valorização do salário mínimo

OPINIÃO

Suplementação de vitamina D o que há de novo?
A prescrição de vitamina D tem sido amplamente usada para prevenção de distúrbios nos ossos. Sua sup...
Transplante capilar sem cicatriz
Na vanguarda dos tratamentos médicos, a cirurgia do transplante capilar a cada dia ganha mais adepto...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Fusão
Fusão Disney e Fox é finalizada e Deadpool comemora

TECNOLOGIA

Fique - Atento
Golpistas usam Instagram para aplicar fraudes em vendas on-line

ESTADO

Turismo
Setor de turismo de negócios e eventos discute plano de retomada de atividades no pós-pandemia
Alta
Governador Mauro Mendes se recupera da pneumonia e recebe alta médica