Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, domingo 21 de abril 2019
Midia Kit
Guarantã do Norte - Saúde

Prefeitura de Guarantã do Norte contrata otorrino para zerar fila de espera

Vários pacientes deverão passar por procedimento cirúrgico que será realizado pelo mesmo profissional contratado

Procurando eliminar a fila de espera de dezenas de pacientes, a prefeitura de Guarantã do Norte através da secretaria de saúde contratou um médico laringologista. O objetivo é zerar a fila de espera dos pacientes que há anos aguardam por um atendimento desse profissional pelo sistema público de saúde.

O profissional atendeu cerca de 90 pacientes que aguardavam pelo atendimento, vários deverão passar por procedimento cirúrgico que será realizado pelo mesmo profissional contratado.

"-Em nossa administração decidimos priorizar a qualidade de vida da nossa população, e o serviço de saúde é fundamental para isso. Fizemos a opção de não gastar com as festividades de carnaval e investir os recursos no tratamento de saúde da nossa população. Ano passado atendemos quase duzentas pessoas com tratamento da visão incluindo cirurgias de catarata e pterígio. Esse ano, nesse primeiro momento vamos atender esses 90 pacientes que necessitam dessa especialidade. No segundo momento vamos atender nossos alunos com deficiência visual." Comentou o prefeito Érico.

"A otorrinolaringologia cuida de algumas das funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio."

Mais do que cuidar de inflamações - as famosas rinites, sinusites, faringites e otites; que serão objeto de outros artigos - a otorrinolaringologia cuida de algumas das funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio. Garantir o bom funcionamento dessas cinco funções resume com propriedade o principal objetivo da otorrinolaringologia.

Como acontece com quase todas as funções de nosso corpo, e com muitas coisas em nossa vida de forma geral, só damos valor a elas quando a perdemos ou deixam de funcionar corretamente. Só percebemos a importância de respirar bem pelo nariz, por exemplo, quando ele vive entupido (há uma máxima em otorrinolaringologia que diz "Só é feliz quem respira pelo nariz"). A audição é outro bom exemplo. Ela, talvez, seja até mais importante que a visão para a socialização do indivíduo, mas damos pouca importância para sua preservação.

Por fim, cabe ressaltar que, em Medicina, tão importante quanto tratar doenças é prevení-las. E na Otorrinolaringologia, isso não é diferente. Essa é uma especialidade fértil em medidas simples que podem dar mais saúde ao seu nariz, ouvidos e garganta. Mas também é uma área cheia de mitos e conceitos populares sem fundamentos científicos.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Propostas retomam a política de valorização do salário mínimo

OPINIÃO

Propósito de vida, Sentir e Fluir
A cada dia que passa, ouvirmos mais e mais pessoas de diferentes idades, condição social, credo e ní...
Mediação em conflitos judicializados, é possível?
Ainda existem muitas dúvidas quanto à possibilidade da mediação no curso do procedimento judicial. A...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Fusão
Fusão Disney e Fox é finalizada e Deadpool comemora

TECNOLOGIA

Lançamento
Syntonic lança novos serviços em sua plataforma de geração de receita para operadoras e provedores de conteúdo

ESTADO

Dívida
LRF, câmbio e “freio” do dólar: entenda as polêmicas que envolvem alongamento da dívida em dólar
Celular
Max Russi volta a cobrar sinal de celular em distritos de Barra do Garças