Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, quarta 23 de outubro 2019
Midia Kit
Peixoto de Azevedo - Agricultura

União do Norte comemora o dia da Agricultura Familiar

Vereador Paulo Cezar Dendena participou do evento ao lado do Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Silvano Amaral

Há mais de 500 milhões de propriedades agrícolas familiares no mundo. Suas atividades rurais são geridas e conduzidas por uma família e contam predominantemente com mão de obra familiar. No Brasil, há mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares rurais. A renda do setor responde por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário e por 74% da mão de obra empregada no campo, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Somente no Distrito União do Norte estimasse que a população rural da agricultura familiar seja de aproximadamente 10 mil produtores.

O evento para comemorar o internacional da Agricultura Familiar, dia 25 de julho, foi realizado pela Associação de Mini e Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento Cachimbo (Agripac), que tem como presidente o agricultor Pedro Medeiros. Dezenas de produtores da Agricultura familiar estiveram presentes para comemorar e ouvir as autoridades presentes, que destacaram o trabalho da Agripac e dos seus associados, entre as autoridades presentes estava o Secretário da SEAF, Silvano Amaral (MDB) a Diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural, Selma Rodrigues de Moraes, vereadores Paulo Cezar Dendena (MDB), Nilmar Nunes –Paulistinha- (DEM), Joranir Soares (Cidadania) Sub Prefeito de União do Norte, Zé Fiscal e o Secretário de Governo de Peixoto de Azevedo, Sidney de Paula.

Todos os oradores destacaram a relevância da Agricultura Familiar em Peixoto de Azevedo que através de seus produtores familiar atendem ao comercio, escolas, hospital e escolar da rede estadual e municipal. Também foi destacado as feiras livres realizadas na Praça Central na sede do município, realizada toda quarta-feira e no sábado no Distrito União do Norte.

O presidente da Agripac, Pedro Medeiros, disse que os avanços conquistados pelos produtores vêm do trabalho e da força de vontade de cada um deles e que este trabalho tende a continuar em busca do reconhecimento e da expansão da venda dos produtos no mercado regional. Pedro Medeiros disse ainda que tem buscado junto aos representantes políticos de Peixoto de Azevedo respaldo para o crescimento do setor no município, principalmente no quesito assistência técnica, por parte da Secretaria Municipal de Agricultura. Por outro lado, Pedrinho lamentou a falta de interesse do Chefe do Poder Executivo, Mauricio Ferreira (PSDB), em atender as demandas. Segundo Pedro Medeiros ele vem a mais de 45 dias tentando uma audiência com o Prefeito e não consegue.

O Secretario Silvano Amaral disse que a ação implementada na agricultura familiar tem sido relevante e que o governador Mauro Mendes está empenhado em fortalecer o setor e para que isto aconteça tem criado comissões que estão fazendo levantamentos e elaborando projetos para garantir ao Produtor da Agricultura Familiar melhores atendimentos técnicos e de recursos. Silvano solicitou a Agripac, que em conjunto com a Empaer elabore um plano de ação enumerando as necessidades prementes e onde deve ser aplicado os recursos. Ele apontou ainda que o plano deve ser feito de acordo com a realidade de cada localidade para que o investimento, seja ele em maquinário, equipamentos ou barracões não seja depois abandona por não atender a real necessidade.

O vereador Paulo Cezar Dendena disse em sua fala que a agricultura familiar tem obtido avanços significantes e seu trabalho no Parlamento Municipal tem como bandeira principal o apoio a este setor. Ele lamentou que o Poder Executivo não tem a mesma visão e deixa de atender representantes do setor e também não tem gerado investimentos para ampliar a área plantada colocando a disposição dos produtores técnicos para acompanhar e orientar os produtores, associações como a Agripac que tem trabalhado sem apoio na busca destes recursos a nível de estado e federal. Paulo destacou a necessidade de nomeação de um Secretário de Agricultura atuante, não desmerecendo a atual Secretária que está à frente da Secretaria interinamente a mais de seis meses, mas não tem recursos financeiros e de pessoal para gerir o órgão. O Vereador elogiou o presidente da Agripac que incansavelmente tem trabalho para que os produtores do Distrito União do Norte tenham seus produtos colocados no mercado local, regional e estadual. Dendena se colocou a disposição para buscar junto aos representantes políticos, Deputados Estadual, Federal e Senadores, recursos para investimentos que possam ampliar o atendimento do setor no Distrito União do Norte e no município de Peixoto de Azevedo.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Propostas retomam a política de valorização do salário mínimo

OPINIÃO

Suplementação de vitamina D o que há de novo?
A prescrição de vitamina D tem sido amplamente usada para prevenção de distúrbios nos ossos. Sua sup...
Transplante capilar sem cicatriz
Na vanguarda dos tratamentos médicos, a cirurgia do transplante capilar a cada dia ganha mais adepto...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Fusão
Fusão Disney e Fox é finalizada e Deadpool comemora

TECNOLOGIA

Fique - Atento
Golpistas usam Instagram para aplicar fraudes em vendas on-line

ESTADO

Pedido - do - TCE
Proposta aumenta de 60 para 120 dias o prazo de análise das contas do governador
Folha - pesada
Mendes diz não ter garantia de que 13º será pago neste ano